Rinite alérgica em crianças: veja os sintomas e como lidar

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

A rinite alérgica é uma condição que pode afetar crianças de todas as idades de maneira inesperada, mesmo aquelas que não possuem propensão a doenças respiratórias e alergias.


Neste artigo você verá:

  • O que causa a rinite alérgica em crianças?

  • Como tratar rinite alérgica em crianças?

  • Rinite alérgica: qual o remédio?

  • Sintomas de rinite alérgica em crianças?


Assim como em outras doenças, como a doença pé, mão e boca, é preciso ficar atento às causas e sintomas, e fazer visitas regulares a médicos, que podem avaliar a gravidade do quadro da criança e recomendar o método de tratamento adequado para cada caso.

O que causa rinite alérgica em crianças? 

A rinite alérgica em crianças acontece quando o sistema imunológico delas reage de maneira exagerada ao inalar partículas, as quais normalmente são inofensivas. O corpo interpreta essas matérias como uma ameaça, causando sintomas de alergia e inflamação das mucosas do nariz.


Essas substâncias são chamadas alérgenos, e entre os exemplos mais comuns estão o pólen de árvores e grama, ácaros da poeira doméstica, pelos de animais de estimação, mofo, produtos químicos, fumaça de cigarro e poluição do ar em geral


A rinite alérgica pode ocorrer com a exposição frequente a esses alérgenos, mas fatores como o histórico familiar, mudanças de temperatura bruscas e condições relacionadas — como a asma — podem facilitar o desenvolvimento do quadro.

Como tratar rinite alérgica? 

O tratamento da rinite alérgica em crianças deve começar pela identificação do alérgeno responsável, para que os pais consigam evitar ao máximo a exposição da criança a ambientes de alta probabilidade de reação. Manter a casa ventilada, limpa e livre de ácaros, os animais para fora e o uso de filtros de ar são alguns dos métodos comuns.

Medicamentos receitados por médicos especialistas são outra maneira de tratar os sintomas de rinite alérgica. Os chamados anti-histamínicos reduzem sintomas como coceira, espirros e coriza. Soluções salinas ajudam com o descongestionamento nasal. Corticosteroides nasais também reduzem a inflamação nas vias nasais e evitam que os sintomas persistam.

A imunoterapia é outro método eficiente de tratamento para casos mais graves e persistentes de rinite alérgica, onde doses muito pequenas dos alérgenos que atacam a criança são injetadas por meio de vacinas ao longo de três e cinco anos, dessensibilizando o sistema imunológico a longo prazo.

Se o quadro da criança agravar ou não responder aos tratamentos, é necessário consultar um alergista ou um otorrinolaringologista, a fim de obter um diagnóstico detalhado e considerar soluções alternativas. 


Rinite alérgica: qual o remédio?

O tratamento medicamentoso da rinite alérgica pode variar dependendo da gravidade dos sintomas, da idade da criança e dos efeitos colaterais. É recomendado procurar por um profissional que faça o diagnóstico antes de oferecer à criança qualquer medicamento.

1)  Anti-histamínicos

Os anti-histamínicos aliviam sintomas como espirros, coceira, coriza e olhos lacrimejantes. Entre alguns exemplos estão: Loratadina, Cetirizina, Desloratadina e Fexofenadina, medicamentos de uso diário e grande eficácia.

2) Corticosteróides Nasais

Corticosteroides nasais reduzem a inflamação das vias nasais e são eficazes para sintomas persistentes de rinite alérgica. Exemplos: Budesonida, Mometasona e Fluticasona.

3) Descongestionantes

Os descongestionantes aliviam a congestão nasal, mas não devem ser usados por longos períodos devido ao risco de efeito rebote. Fenilefrina e Pseudoefedrina geralmente são administrados oralmente, porém são menos comuns para crianças.

4) Antileucotrienos

Antileucotrienos bloqueiam substâncias químicas envolvidas na resposta alérgica. É especialmente recomendado para crianças com rinite alérgica e asma. Exemplo: Montelucaste.

5) Imunoterapia (Vacinas para alergia)

A imunoterapia dessensibiliza o sistema imunológico a alérgenos específicos. Recomendado para casos graves ou persistentes. Pode ser feita a imunoterapia subcutânea (injeções) ou a imunoterapia sublingual (gotas ou comprimidos dissolvíveis)

Sintomas de rinite alérgica em crianças

O sintomas da rinite alérgica em crianças incluem: espirros frequentes após a exposição a alérgenos, secreção nasal aquosa, congestão nasal, coceira no nariz, garganta, olhos e ouvidos, e os olhos vermelhos, inchados e lacrimejantes, conhecido como “olheiras alérgicas”.


Além desses sintomas, alguns outros podem acometer de forma moderada ou em casos mais raros, como:


  • diminuição do olfato e paladar, 

  • sensação de pressão ou dor ao redor do nariz, testa e bochechas, 

  • impressão de fadiga devido à dificuldade de respirar, 

  • irritabilidade, 

  • dor de garganta.

  • respiração bucal por conta da congestão nasal.

Nas crianças, outros sintomas podem indicar um quadro de rinite alérgica, entre eles o escurecimento da pele ao redor dos olhos, rugas nasais, infecções de ouvido e problemas de sono e desempenho escolar como consequências.